QUEM SOMOS

Sobre a REDA

A REDA Brasil nasceu em 2021 sob a inspiração da Rede Ecumênica da Água do Conselho Mundial de Igrejas – CMI, que é representado no Brasil pelo CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.

A REDA Brasil inova em sua atuação, buscando envolver as diversas religiões e expressões espirituais em torno à defesa dos direitos próprios da natureza e à difusão do cuidado e do acesso universal à água boa para todos os seres vivos. A conscientização sobre a sacralidade da água se constitui no eixo central da REDA.

Quem somos

A REDA Brasil teve um pré-lançamento no dia 22 de março de 2021 (link) e foi criada oficialmente em 22 de julho de 2021, ambos em eventos online. Na cerimônia de lançamento houve mensagens, músicas, um cordel ilustrado com belos Haikais além de bênçãos provindas de diferentes religiões e referidas à água em sua sacralidade.

Foi fundada por sete organizações religiosas, da sociedade civil e instituições acadêmicas que promovem a justiça socioambiental e tem a água como foco. Foram elas:

1. CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs
2.Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUC Paraná/NEIR;
3.ONG Instituto Oca do Sol, Brasília DF;
4.Coordenadoria Ecumênica de Serviços/CESE;
5.Iniciativa das Religiões Unidas/URI;
6.Centro de Estudos e Ação Social/CEAS
7.Ágora de Habitantes da Terra/Brasil.


Na data de criação da REDA Brasil foi aprovado seu estatuto (link), contendo seus princípios, objetivos e formas de participação.

Conta ainda com o apoio de um Conselho Consultivo (links) formado por 17 especialistas de notório saber, atuantes nas diversas questões ambientais com ênfase na água.

Princípios que norteiam a REDA-Brasil

Afirmamos três princípios fundamentais sobre a água:

1. A água é um dom sagrado e, portanto, gratuita na recepção e com igual gratuidade deve ser distribuída e utilizada;
2. A água é um direito humano, essencial para a vida das pessoas e de todas as criaturas que necessitam da água para sobreviver;
3. A água é um bem comum, como pertença a todas as criaturas e que também nos une ao planeta.

LANÇAMENTO

A REDA Brasil fez um pré-lançamento em 21 de março de 2021 (>>CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR<<) e um foi lançada oficialmente no dia 22 de julho de 2021, em evento online, que pode ser acompanhado no link (>>CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR<<) numa iniciativa que visou promover, a partir daí, a reflexão e a ação sobre as águas no Brasil.

Em que acreditamos?

Acredita que a água deve ser preservada e compartilhada para o benefício de todos os seres humanos e de toda a criação. Por isso se manifesta e age, pois a água, em toda parte, está ameaçada de forma sistemática.

Lutamos por políticas públicas que garantem a justiça das águas. Água sendo um bem comum não pode ser apropriada e controlada por interesses privados e econômicos. A REDA Brasil luta contra todas as tentativas de transformar a água em mercadoria.

Temos, pois como meta cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6:
“Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos”.

ATUAÇÃO

A REDA Brasil se apoia no fundamento do cuidado e do amor pela natureza e por todos os seus seres e conecta parcerias junto a todas as religiões, além de outras organizações e movimentos sensíveis às questões da defesa da vida, em especial às questões que concernem à água.

Nossa meta é levar a mensagem da sacralidade da água que mobilize as pessoas em prol de ações de cuidado com a água em todas as tradições religiosas e espirituais, as quais pregam universalmente a fraternidade, a justiça e o respeito pela criação divina.

Propomo-nos a promover uma interação entre as instituições, apoiando causas específicas e leis que garantem a justiça das águas, divulgando iniciativas e facilitando a comunicação no que diz respeito à ética do cuidado e da defesa das águas.

Para tanto, a REDA Brasil aporta informações sobre materiais ecopedagógicos disponibilizados pelos membros. Facilitará processos e atividades socioambientais e de aprendizagem, de forma autônoma ou em parceria com organizações afins.

Foram cinco lives organizadas e apresentadas pela REDA:

Abordagem do problema

No Brasil existe abundância de água e gravidade do descuido. Temos uma privilegiada reserva de água - 12% do total mundial, e 53% da disponibilidade da água na América Latina. Porém 70% dos rios são poluídos; 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada; 48% da população não têm acesso aos serviços de coleta de esgotos e apenas 56% dos esgotos coletados são tratados.

Diante desta condição alarmante, organizações da sociedade civil, juntamente com comunidades religiosas, assumem o compromisso de promover a justiça hídrica no Brasil.

Ações efetivas da REDA até o presente

Participação no FAMA 2022, o Fórum Alternativo Mundial da Água, com início em 22 de março de 2022, em Dakar, Senegal. Foram apresentadas cinco lives (links para entrar nas lives - transcrições e vídeos):

1. Água: sujeito de direito na Comunidade da Vida
2. Mensagem das Águas do Brasil às Águas do Mundo
3. A Água nas Tradições Espirituais
4. A Mística das Águas
5. 100.000 jovens pela água (em parceria com a Ágora dos Habitantes da Terra no Brasil)
6. Palestras mensais com os Conselheiros
7. Atuação junto à Ágora de Habitantes da Terra no projeto “100.00 jovens pela água”.
8.Participação na XI Assembleia do CMI – Conselho Mundial de Igrejas na Alemanha em setembro de 2022.

1. ÁGUA: SUJEITO DE DIREITO NA COMUNIDADE DA VIDA

2. MENSAGEM DAS ÁGUAS DO BRASIL ÀS ÁGUAS DO MUNDO

3. A ÁGUA NAS TRADIÇÕES ESPIRITUAIS

4. A MÍSTICA DAS ÁGUAS

5. 100.000 JOVENS PELA ÁGUA

CONSELHO CONSULTIVO

A REDA - BRASIL conta ainda com o apoio de um Conselho Consultivo formado por 15 especialistas de notório saber, atuantes nas diversas questões ambientais com ênfase na água.

ALEXANDER TURRA

professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano. Possui atuação em fóruns e organizações nacionais e internacionais.

Saiba mais

BIANCA FIGUEIREDO (BIA)

Bióloga e ativista ambiental. Fez seus estudos na PUC de Campinas. Mas, por circunstâncias da vida, apesar da pouca idade, já conta com uma experiência que poucos seres humanos têm no âmbito internacional.

Saiba mais

DEMETRIOS CHRISTOFIDIS

Pós Doutorado FIOCRUZ Escola Nacional de Saúde Pública: Gestão das Águas em Sintonia com a Natureza. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável - Gestão Ambiental / Recursos Hídricos.

Saiba mais

ELIAS WOLFF

Doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana. Criador e Coordenador do Núcleo de Diálogo Ecumênico e Inter-religioso do ITESC/FACASC. Experiência na área de Teologia, com ênfase em Eclesiologia, Teologia Ecumênica e Teologia das Religiões.

Saiba mais

IVO POLETTO

Filósofo e cientista social. Trabalha atualmente como assessor educacional no Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental.

Saiba mais

KELLI CRISTINE DE OLIVEIRA MAFORT

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na Faculdade de Ciências e Letras - FCLAR / UNESP - Araraquara, SP, Brasil.

Saiba mais

MARCELO BARROS

É monge beneditino e teólogo ligado à Teologia da Libertação. Professor e palestrante internacional. Assessor permanente da Comunidade Ecumênica Bremen de Espiritualidade Libertadora.

Saiba mais

MARCIA MARIA DE OLIVEIRA

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia. Pós-Doutorado em Sociedade e Fronteiras. Assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM/CNBB, da Cáritas Brasileira e do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM)

Saiba mais

MÁRCIA MARIA FERREIRA DE BRITO LIMA (YIÁ MÁRCIA)

Ọmọ Ọ̀riṣà d'Ọ̀gún. Iyalọ̀ríṣá do Ìlẹ̀ Àṣẹ Ẹwà Ọ̀lódùmarè. Professora Aposentada. Conselheira Municipal de Política Cultural de Salvador. Membra da Rede de Mulheres de Terreiro da Bahia

Saiba mais

MARCIVANA SATARÊ MAUÊ

Mulher, mãe e líder indígena, atua sob a perspectiva do feminismo indígena. Historicamente, a presença das mulheres indígenas tem sido muito marcante na linha de frente em defesa dos territórios.

Saiba mais

MAURÍCIO ANDRÉS RIBEIRO

Fotógrafo. Arquiteto, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador visitante no Indian Institute of Management, Bangalore, India. Autor de vários artigos e dos livros.

Saiba mais

MOEMA VIEZZER

Mestre em ciências sociais e professora, Moema se identifica principalmente como educadora popular formada na escola de Paulo Freire. Atuou como consultora em educação socioambiental do Programa Cultivando Agua Boa dirigido por Nelton Friedrich na Itaipu Binacional nos anos 2003-2010.

Saiba mais

NELTON MIGUEL FRIEDRICH

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da PUC-PR e participante de diversos programas de estudos e ações práticas nas áreas socioambientais, Sustentabilidade, Estado e Políticas Públicas, Desenvolvimento Nacional, Educação e de Novos Indicadores de Bem-estar.

Saiba mais

REGINA STELLA QUINTAS FITTIPALDI

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Brasília. Pós Graduada em Gestão Ambiental em Cidades pela Universidade Católica de Brasília. Especialização em Ecovilas – Assentamentos Humanos Sustentáveis – curso realizado pela Universidade de Brasília , UNIPAZ e a Findhorn Foundation.

Saiba mais

ROBERTO MALVEZZI (GOGÓ)

É graduado em Estudos Sociais e em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena, em São Paulo. Também é graduado em Teologia pelo Instituto Teológico de São Paulo. Ao longo dos anos, lutou contra o regime militar, na defesa dos direitos das populações realocadas em razão da barragem de Sobradinho.

Saiba mais

VERA MARGARIDA LESSA CATALÃO

mestre em Educação pela Universidade de Brasília, doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII com pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo- USP. Coordenou a Divisão de Educação Ambiental e Cultura na Secretaria de Educação do Distrito Federal quando fundou a Escola da Natureza.

Saiba mais

Parcerias

Além das organizações fundadoras, a REDA Brasil estabeleceu diversas parcerias nacionais com organizações ambientalistas e educacionais:

ÁGORA dos/das Habitantes da Terra/Brasil na campanha “100 mil jovens pela água”.
- Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social
- Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil
- Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais: plantar, restaurar, cuidar das florestas brasileiras
- Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso - PUCPR
- Formação pelo Cuidado Socioambiental
- Clube da Água - PUCPR
- Coordenadoria Ecumênica de Serviços – CESE
- Poço artesiano para comunidades de quilombos.
- Projeto CESE: Tribunal Permanente dos Povos em Defesa dos Territórios do Cerrado.
- Movimento Sem Terra - MST
- Instituto Oca do Sol - Projeto Guardiões das Nascentes (Tecnologia Social)
- Centro de Educação de Ação Social – CEAS. Projeto: Território, biodiversidade e água - direitos das comunidades na Bacia Hidrográfica do Rio Pardo.
- Iniciativa das Religiões Unidas - URI

TOP