100 MIL JOVENS PELA ÁGUA

O Projeto 100 Mil Jovens pela Água nasceu da indignação de membros da Rede Global “Ágora de Habitantes da Terra”, a partir da constatação de que a desigualdade no acesso à água já afeta significativamente a humanidade e demais seres vivos. Com o acirramento das mudanças climáticas, esta realidade tende a se agravar cada vez mais, especialmente por a água ser considerada uma mercadoria, e não um bem comum. O ápice desta distorção ocorreu em 8 de dezembro de 2020, quando a água chegou à Bolsa de Valores como uma commodity.

 O desejo de gritar isso para o mundo e criar um movimento de resistência e resiliência trouxe, entre outras iniciativas, o firme propósito de envolver a juventude nesta luta em âmbito internacional, começando pelo “Projeto 100 Mil Jovens pela Água”. A primeira versão foi elaborada por membros da Ágora Brasil. Experiências concretas ocorreram até o momento em escolas de Belo Horizonte. 

A Ágora é uma das 7 entidades fundadoras da REDA – Rede Ecumênica da Água (www.redabrasil.com), iniciada em julho de 2021. As demais entidades são: o CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs, a URI – Iniciativa das Religiões Unidas, o NEIR-PUCPR – Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso da PUCPR, o Instituto Oca do Sol, o CEAS – Centro de Estudos e Ação Social e a CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviços.

A REDA organizou uma Mesa-Redonda, híbrida, no FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água, em Dakar em 2022, apresentando, entre outros a proposta de continuidade do Projeto 100 Mil Jovens pela Água.

 Em 2024, após várias reuniões online e presenciais com membros da REDA e entidades parceiras, em Brasília, decidiu-se que neste ano o Projeto será prioridade 

Os valores já pactuados para o embasamento do Projeto são: a Água é Dom Sagrado – Direito Humano – Bem Comum. 

Estamos num momento muito propício para buscar adesão de jovens e entidades parceiras ao Projeto, tendo em vista os muitos eventos que estão para acontecer, dentre eles:

– Dias 20, 21 e 22 de março, o Presidente Lula está chamando jovens para um encontro no Palácio do Planalto e em outros locais. O objetivo é uma preparação para o Y20 (evento de Jovens, no âmbito do G20, que deve ocorrer no Rio de Janeiro, em agosto de 2024);

- Dia 20 de março evento online organizado pela REDA, convidando parceiros, para celebrar o Dia Mundial da Água, partilhando o histórico e os próximos passos do Projeto 100 Mil Jovens.

 

Dia 21 de março, 15 h, Plenário do Senado Federal: Sessão especial alusiva ao Dia Mundial da Água.

 – Dias 23 e 24 de março, no Sindicato dos Bancários/Brasília, ocorrerá o evento “Por Direitos Sociais”, no qual mais de 50 entidades estarão presentes para pensar em como os movimentos sociais podem colaborar entre si. Temos um espaço garantido de fala de 10 minutos à tarde do dia 23 para informar sobre o Projeto 100 Mil Jovens pela Água.

– Dia 26 de março, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar Ambientalista convida para o lançamento do GT Juventudes.

– Dia 06 de abril estarão reunidos em Brasília os Coordenadores do MAGIS (juventude dos Jesuítas).

– De 21 a 24 de julho em Aparecida do Norte acontecerá o GenFEST, evento organizado pelo movimento ecumênico FOCOLARE, que trará 6.000 jovens do mundo inteiro 

– Em agosto/24, no Rio de Janeiro – Evento Y20

PARA O ANO DE 2024, a REDA já tem como compromisso: 

1   Contribuir com as entidades parceiras em ações que visam apoiar a participação efetiva e inserção da juventude para reverter a situação atual de tratar a água como mercadoria, e não como Bem Comum, o que afeta populações inteiras, da nascente à foz dos rios, 

2. Além de participar em iniciativas próprias e de outras redes que cuidam da água, a REDA oferece um menu que pode ser integrado na proposta do Projeto 100 Mil Jovens pela Água, a ser desenvolvido com jovens pelas instituições que compõem a REDA e outras entidades interessadas. Este será um projeto intergeracional que reunirá jovens e pessoas adultas que os apoiam na mesma aprendizagem do cuidado da água.  Compõem o referido menu o que segue:

2.1 Programa Guardiões das Nascentes (Tecnologia Social de iniciativa do instituto Oca do Sol com metodologia própria de proteção/recuperação de nascentes de rios, que pode ser desenvolvida tanto em escolas como em grupos comunitários)

2.2 Curso sobre a situação da água no Brasil e demais países da América Latina, particularmente em regiões fronteiriças com as quais é importante desenvolver ações comuns

2.3 Site especializado sobre a água, no qual são incluídas contribuições significativas – teóricas e práticas – entre as quais as ações desenvolvidas com jovens.

 

Iniciativa: REDA Brasil

Parceiros  (março/2024):

DEA - Diretoria de Educação Ambiental do Ministério de Meio Ambiente, Unipaz, Alternativa Terrazul, Teia da Carta da Terra, A Vida no Cerrado, Fonsampotma, Confederação OSCIP/BR.

Contatos:

Maíra Fernandes de Melo (Ágora Brasil) - 100miljovenspelaagua@gmail.com
REDA – Salette Aquino (URI) – tel. 19 99276-4413
Oca do Sol – Maicon – 61 99856-5455
Terrazul – Letícia – 61 98562-2348
A Vida no Cerrado – Vítor – 61 98165-7798
Juventude Unipaz – Any – 61 98424-3811

 

QUER FAZER PARTE DO PROJETO? Preencha o formulário e entre em contato com a gente!

TOP